Fonte: Monografia.brasilescola.uol.com.br
Alessandra Miranda, orientadora educacional de uma escola no município de Armação dos Búzios, disse que “um dos grandes desafios na educação hoje, é inserir no aluno o sentimento de que a escola é parte dele mesmo, ou seja, que uma parcela de tempo bastante significativa da vida deste aluno, é dentro da escola, seja nas relações pessoais quanto nas interpessoais.” Segundo Carlos Federico Bernardo Loureiro,“As relações sociais que se estabelecem na escola, na família, no trabalho ou na comunidade possibilitam que o indivíduo tenha uma percepção crítica de si e da sociedade, podendo, assim, entender sua posição e inserção social e construir a base de respeitabilidade para com o próximo.” A orientação educacional busca trazer à tona esse sentimento de amizade e respeito mútuo, além de zelar pela conservação do patrimônio comum e do ambiente físico. A depredação intencional , também faz parte do quadro de violência que encontramos com frequência. A proposta utilizada por várias escolas, é através de projetos que envolvam cidadania como tema para que haja esta conscientização e da formação de grupos escolares, associações e grêmios que atuem junto com a escola. É necessário fazer esse alunado encarar o problema existente e debatê -lo como parte envolvida. Sabe-se que a solução para a violência não está unicamente na repressão, mas sim num projeto político-pedagógico que contemple outras instâncias além do ensino-aprendizado. É preciso envolver os familiares, a comunidade e o poder público para que o problema seja discutido e novas ações sejam planejadas para minimizar o problema. Afinal, não é somente na escola que aprendemos novos valores e perspectivas. Uma das soluções encontradas pelas escolas é envolver, cada vez mais, os alunos em projetos fora da sala de aula, que tornem a experiência acadêmica muito mais ampla e prazerosa do que o ensino tradicional. É preciso que o professor esteja ciente de que, por vezes, se a classe vive situações conflituosas, vale mais a pena estimular uma conversa do que ministrar uma aula que não será bem aproveitada. Se o aprendizado do conteúdo é importante, fundamental mesmo é promover a criação de laços de solidariedade entre a comunidade acadêmica, fornecer subsídios para o exercício pleno da cidadania e preparar os estudantes para uma vivência ética em sociedade.
Fonte: Youtube- Univesp tv
Infelizmente é constatado que o número de pais e responsáveis participativos vem diminuindo significativamente o que reflete na vida escolar do aluno. Não podemos porém admitir que o meio social, econômico e/ou familiar são os fatores determinantes para a violência escolar. Estaríamos desta forma, criando estereótipos e em nada ajudaria para se reverter a situação da violência, muito pelo contrário, estimularíamos tal comportamento dando bases e desculpas para o mesmo.
Fontes: CRIPALDI,Lideli.http://www.revistaoprofessor.com.br/wordpress/?p=102 LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (Orgs.).Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Grupo: Candice Courvoisier de Hasson Millon- mat: 14112080330
Elizangela Gomes de Oliveira - mat: 14112080332
Arthur Vinícius Marinho de Oliveira - mat: 14112080359
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.
ResponderExcluirPorém, o que vemos são ações coercitivas, representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula.
Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses modelos sociais.
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ResponderExcluirOutro problema muito grave nas escolas o fora dela é o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
ResponderExcluirAlém de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas.