domingo, 9 de outubro de 2016

Ensaios-PUC


          Ensaios

Ser pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea

Flávia Maria do Nascimento
Turci Paula Amorim
Lott Gleice Campolina de Oliveira
Alice da Silva Cornélio
Juliana Rezende Gaudêncio


O cerne do processo pedagógico deve ser localizado nas experiências do prazer de estar conhecendo, nas experiências de aprendizagem que são vividas como algo que faz sentido para as pessoas envolvidas e é humanamente gostoso, embora possa implicar também árduos esforços. (BUFFON e CAVALLET, 2002)1




Ser pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea 

  Flávia Maria do Nascimento Turci2



 Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação
Tendo em vista que a Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização, a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões. Pensa-se educação como um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e social. A sociedade moderna apresenta demandas de caráter social e educacional promovidas pelos efeitos do sistema capitalista e da globalização que ultrapassaram os limites formais do espaço escolar. Antes, via-se apenas a relação existente entre educação e escola; hoje, na contemporaneidade, essa visão mudou, abriu-se para o entendimento da sociedade, com um leque de possibilidades da educação também em espaços não escolares. O pedagogo, diante desse novo paradigma, numa sociedade em constante processo de transformação, é o profissional que, a cada dia mais, se enquadra para exercer essa função de transmissão do conhecimento, “ocorrendo em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades.” (LIBÂNEO, 2004, p. 26). Portanto, ele precisa estar preparado para os desafios do mundo contemporâneo, sobretudo com as mudanças bruscas do sujeito social motivadas pelo surgimento das novas tecnologias e pelos efeitos da economia. Segundo Libâneo (2004, p. 28), “o mundo assiste hoje às intensas transformações, como a internacionalização da economia e as inovações tecnológicas em vários campos de saberes. Essas transformações levam à mudança no perfil desses diversos profissionais, afetando os sistemas de ensino”, sobretudo os pedagogos, que são osprofissionais diretamente ligados ao processo de disseminação das práticas pedagógicas do conhecimento. Para isso, é necessário que haja um melhor preparo na formação dos pedagogos, sobretudo nos cursos de Pedagogia oferecidos. É preciso que as instituições comecem a discutir o diálogo entre os currículos do curso que preparam os futuros profissionais e as exigências da sociedade contemporânea. Hoje, é preciso pensar, a todo o momento, que o profissional que se forma e que irá trabalhar em uma sociedade de mudanças rápidas esteja preparado para entender a educação como um fenômeno plurifacetado, portanto, é preciso abordar as questões referentes ao campo de estudo da Pedagogia, à identidade profissional e ao sistema de formação de pedagogos ainda no curso. O que vemos, muitas vezes, são profissionais que se formam totalmente despreparados, sobretudo em termos de processos que envolvem inovações tecnológicas. Independentemente do espaço em que o pedagogo irá atuar, - na escola, na empresa ou no hospital -, ele precisa entender que não é apenas necessária a utilização de aportes como computadores e tablets, é exigência fundamental para se desenvolver um excelente trabalho e permanecer no mercado. Isso se deve ao sujeito, que também mudou. O efeito acelerado da globalização e as exigências das constantes mudanças exigem que o ensino e a disseminação do conhecimento sejam mais rápidos, e o pedagogo, como o profissional ligado a essa prática, tem que estar atento e entender-se elo, pois é também um sujeito, participante e inserido nesse contexto. As discussões acerca de tantas questões que envolvem hoje o campo pedagógico e os profissionais da Pedagogia estão diretamente ligadas aos fatos sociais. Ao pensar na identidade desse profissional, é preciso entendê-lo como um sujeito que está dentro da sociedade e que é responsável pela formação de outro sujeito dentro dessa mesma sociedade - e isso se dá pela educação. No que se refere à formação desses profissionais, é preciso recorrer aos sistemas de ensino superior e analisar os conteúdos dos currículos oferecidos. Será que estão sendo oferecidas aos estudantes as possibilidades da pluralidade dos conhecimentos, a compreensão da educação e de suas facetas, as inovações tecnológicas, a orientação de como trabalhar a relação dos conhecimentos antigos com os novos e de como inserir os sujeitos que, mesmo não tendo acesso às tecnologias, estão inseridos numa sociedade de mudanças tecnológicas rápidas?
Para entender e mudar esse quadro de tantos conflitos, é preciso que nós, estudantes de Pedagogia, que sentimos em nosso dia a dia os efeitos das mudanças da sociedade, lutemos para que mudanças ocorram também no curso. Precisamos sair da zona de conforto que nos paralisa e reivindicar mudanças no processo da nossa formação, o que possível por meio de um diálogo aberto com as instituições de ensino. É preciso, portanto, que a principal mudança comece em nós, com as nossas atitudes.

Referências
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. Educação? Educações: aprender com os índios. In: ______. O que é educação, 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, Cap. 1, p. 7-12. LIBANÊO, José Carlos. O campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do Pedagogo. In: ______. Pedagogia e pedagogos para quê?. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004, Cap. 1, p. 25-41. SOARES, Magda. Metamemória - memórias: Travessia de Uma Educadora. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.122 p.

Link: http://www.pucminas.br/graduacao/cursos/arquivos/ARE_ARQ_REVIS_ELETR20120521205153.pdf


Grupo: Liliane Carla da Silva - Mat.: 13112080058 
E-mail: lilianecsrj@hotmail.com
Maria Stella Santana Maranhão - Mat.: 13212080306
Joabe Santos Duarte - Mat.: 141122080360

Nenhum comentário:

Postar um comentário