Ensaios
Ser pedagogo diante dos desafios da
educação contemporânea
Flávia Maria do Nascimento
Turci Paula Amorim
Lott Gleice Campolina de Oliveira
Alice da Silva Cornélio
Juliana Rezende Gaudêncio
O cerne do processo pedagógico deve
ser localizado nas experiências do prazer de estar conhecendo, nas experiências
de aprendizagem que são vividas como algo que faz sentido para as pessoas
envolvidas e é humanamente gostoso, embora possa implicar também árduos
esforços. (BUFFON e CAVALLET, 2002)1
Ser pedagogo diante dos desafios da
educação contemporânea
Flávia Maria do Nascimento Turci2
Ninguém escapa da
educação. Em casa, na rua, na escola, de um modo ou de muitos, todos nós
envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender
e ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias
misturamos a vida com a educação
Tendo em vista que a Pedagogia é a ciência da educação e
ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização, a cada dia mais a educação
tem se tornado pauta em diversas discussões. Pensa-se educação como um processo
de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o
desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído,
culturalmente, a partir do contexto familiar e social. A sociedade moderna
apresenta demandas de caráter social e educacional promovidas pelos efeitos do
sistema capitalista e da globalização que ultrapassaram os limites formais do
espaço escolar. Antes, via-se apenas a relação existente entre educação e
escola; hoje, na contemporaneidade, essa visão mudou, abriu-se para o
entendimento da sociedade, com um leque de possibilidades da educação também em
espaços não escolares. O pedagogo, diante desse novo paradigma, numa sociedade
em constante processo de transformação, é o profissional que, a cada dia mais,
se enquadra para exercer essa função de transmissão do conhecimento, “ocorrendo
em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades.”
(LIBÂNEO, 2004, p. 26). Portanto, ele precisa estar preparado para os desafios
do mundo contemporâneo, sobretudo com as mudanças bruscas do sujeito social
motivadas pelo surgimento das novas tecnologias e pelos efeitos da economia.
Segundo Libâneo (2004, p. 28), “o mundo assiste hoje às intensas
transformações, como a internacionalização da economia e as inovações
tecnológicas em vários campos de saberes. Essas transformações levam à mudança
no perfil desses diversos profissionais, afetando os sistemas de ensino”,
sobretudo os pedagogos, que são osprofissionais diretamente ligados ao processo
de disseminação das práticas pedagógicas do conhecimento. Para isso, é
necessário que haja um melhor preparo na formação dos pedagogos, sobretudo nos
cursos de Pedagogia oferecidos. É preciso que as instituições comecem a
discutir o diálogo entre os currículos do curso que preparam os futuros
profissionais e as exigências da sociedade contemporânea. Hoje, é preciso
pensar, a todo o momento, que o profissional que se forma e que irá trabalhar em
uma sociedade de mudanças rápidas esteja preparado para entender a educação
como um fenômeno plurifacetado, portanto, é preciso abordar as questões
referentes ao campo de estudo da Pedagogia, à identidade profissional e ao
sistema de formação de pedagogos ainda no curso. O que vemos, muitas vezes, são
profissionais que se formam totalmente despreparados, sobretudo em termos de
processos que envolvem inovações tecnológicas. Independentemente do espaço em
que o pedagogo irá atuar, - na escola, na empresa ou no hospital -, ele precisa
entender que não é apenas necessária a utilização de aportes como computadores
e tablets, é exigência fundamental para se desenvolver um excelente trabalho e
permanecer no mercado. Isso se deve ao sujeito, que também mudou. O efeito
acelerado da globalização e as exigências das constantes mudanças exigem que o
ensino e a disseminação do conhecimento sejam mais rápidos, e o pedagogo, como
o profissional ligado a essa prática, tem que estar atento e entender-se elo,
pois é também um sujeito, participante e inserido nesse contexto. As discussões
acerca de tantas questões que envolvem hoje o campo pedagógico e os
profissionais da Pedagogia estão diretamente ligadas aos fatos sociais. Ao
pensar na identidade desse profissional, é preciso entendê-lo como um sujeito
que está dentro da sociedade e que é responsável pela formação de outro sujeito
dentro dessa mesma sociedade - e isso se dá pela educação. No que se refere à
formação desses profissionais, é preciso recorrer aos sistemas de ensino
superior e analisar os conteúdos dos currículos oferecidos. Será que estão
sendo oferecidas aos estudantes as possibilidades da pluralidade dos
conhecimentos, a compreensão da educação e de suas facetas, as inovações
tecnológicas, a orientação de como trabalhar a relação dos conhecimentos
antigos com os novos e de como inserir os sujeitos que, mesmo não tendo acesso
às tecnologias, estão inseridos numa sociedade de mudanças tecnológicas
rápidas?
Para entender e mudar esse quadro de tantos conflitos, é
preciso que nós, estudantes de Pedagogia, que sentimos em nosso dia a dia os
efeitos das mudanças da sociedade, lutemos para que mudanças ocorram também no
curso. Precisamos sair da zona de conforto que nos paralisa e reivindicar
mudanças no processo da nossa formação, o que possível por meio de um diálogo
aberto com as instituições de ensino. É preciso, portanto, que a principal
mudança comece em nós, com as nossas atitudes.
Referências
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. Educação? Educações: aprender com
os índios. In: ______. O que é educação, 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995,
Cap. 1, p. 7-12. LIBANÊO, José Carlos. O campo do conhecimento pedagógico e a
identidade profissional do Pedagogo. In: ______. Pedagogia e pedagogos para
quê?. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004, Cap. 1, p. 25-41. SOARES, Magda.
Metamemória - memórias: Travessia de Uma Educadora. 2. ed. São Paulo: Cortez,
2001.122 p.
Link:
http://www.pucminas.br/graduacao/cursos/arquivos/ARE_ARQ_REVIS_ELETR20120521205153.pdf
Grupo: Liliane Carla da Silva - Mat.: 13112080058
E-mail: lilianecsrj@hotmail.com
Maria Stella Santana Maranhão - Mat.: 13212080306
Joabe Santos Duarte - Mat.: 141122080360
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