Não existe uma receita para o perfeito
funcionamento de uma gestão democrática, mas este modelo pressupõe princípios,
sendo alguns deles a transparência, a participação de todos os membros do
contexto escolar (equipe pedagógica, professores, alunos, pais e comunidade
externa) e a valorização da subjetividade de cada membro deste contexto, por
exemplo.
Apesar da gestão democrática ou
participativa ser o modelo mais indicado a ser adotado e sua aplicação render
ótimos frutos, ainda vemos nos dias de hoje gestores com a limitada visão de
administradores, centralizando as funções escolares e desconsiderando a riqueza
que possui em todo o ambiente escolar; este modelo de gestão impossibilita a
construção de uma comunidade escolar crítica e que exerça seu papel cidadão, ao
contrário, engessa professores, alunos e projetos.
O que fará com que determinada gestão
se destaque em meio a outras será a maneira que ela lida com a potencialização
das qualidades de seus educandos, a forma como propicia a participação desses
alunos e o quão envolvidos esses alunos se sentem no contexto escolar, porque
apesar de estarmos focados na gestão escolar, na equipe pedagógica e na
administração em geral, não podemos nos esquecer do principal que é o papel do
aluno nessa escola. O aluno precisa se sentir parte integrante e fundamental no
processo educacional e precisa estar nele o foco de todos os projetos e ações.
Faz-se necessário um gestor completo,
que se importe com a administração escolar sim, mas que saiba delegar tarefas,
que forme uma equipe confiável e que sejam seus olhos pelos corredores da
escola, é preciso valorizar as diferenças, proporcionar a inclusão escolar,
investir em formação continuada dos profissionais da sua escola, desenvolver
ações e projetos que visem realmente o desenvolvimento cognitivo, cultural e
social dos alunos, etc. Segundo LÜCK (2000) é fundamental uma gestão que
valorize os diferentes talentos e as responsabilidades individuais, convergindo
para a responsabilidade coletiva.
Desta maneira, através do trabalho e
comprometimento de todos os envolvidos no processo escolar conseguiremos
transformar o ambiente e sociedade em que vivemos e exercer a verdadeira
democracia.
Lyvia Martins Braga
Fonte: LÜCK, Heloisa. A escola participativa: o trabalho de gestor escolar. Rio
de Janeiro, DP&A, 4ª edição 2000. A Gestão Participativa na Escola. Rio de
Janeiro: Vozes, 2006
TRIO
Nome 1: Cristiane Barbosa Mendonça de Almeida / 14112080503
Nome 2: Lyvia Martins Braga / 14112080358
Nome 3: Paula Simões Varandas Ruivo / 14112080343
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