domingo, 9 de outubro de 2016

A importância da gestão participativa na vida do diretor escolar

Não existe uma receita para o perfeito funcionamento de uma gestão democrática, mas este modelo pressupõe princípios, sendo alguns deles a transparência, a participação de todos os membros do contexto escolar (equipe pedagógica, professores, alunos, pais e comunidade externa) e a valorização da subjetividade de cada membro deste contexto, por exemplo.
Apesar da gestão democrática ou participativa ser o modelo mais indicado a ser adotado e sua aplicação render ótimos frutos, ainda vemos nos dias de hoje gestores com a limitada visão de administradores, centralizando as funções escolares e desconsiderando a riqueza que possui em todo o ambiente escolar; este modelo de gestão impossibilita a construção de uma comunidade escolar crítica e que exerça seu papel cidadão, ao contrário, engessa professores, alunos e projetos.
O que fará com que determinada gestão se destaque em meio a outras será a maneira que ela lida com a potencialização das qualidades de seus educandos, a forma como propicia a participação desses alunos e o quão envolvidos esses alunos se sentem no contexto escolar, porque apesar de estarmos focados na gestão escolar, na equipe pedagógica e na administração em geral, não podemos nos esquecer do principal que é o papel do aluno nessa escola. O aluno precisa se sentir parte integrante e fundamental no processo educacional e precisa estar nele o foco de todos os projetos e ações.
Faz-se necessário um gestor completo, que se importe com a administração escolar sim, mas que saiba delegar tarefas, que forme uma equipe confiável e que sejam seus olhos pelos corredores da escola, é preciso valorizar as diferenças, proporcionar a inclusão escolar, investir em formação continuada dos profissionais da sua escola, desenvolver ações e projetos que visem realmente o desenvolvimento cognitivo, cultural e social dos alunos, etc. Segundo LÜCK (2000) é fundamental uma gestão que valorize os diferentes talentos e as responsabilidades individuais, convergindo para a responsabilidade coletiva.
Desta maneira, através do trabalho e comprometimento de todos os envolvidos no processo escolar conseguiremos transformar o ambiente e sociedade em que vivemos e exercer a verdadeira democracia.

Lyvia Martins Braga


Fonte: LÜCK, Heloisa. A escola participativa: o trabalho de gestor escolar. Rio de Janeiro, DP&A, 4ª edição 2000. A Gestão Participativa na Escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2006



TRIO

Nome 1: Cristiane Barbosa Mendonça de Almeida / 14112080503

Nome 2Lyvia Martins Braga /  14112080358 

Nome 3: Paula Simões Varandas Ruivo / 14112080343

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