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Os
desafios de hoje para orientadores e supervisores escolares, não são
apenas as questões específicas da didática, mas também os temas
que circundam a agressividade, a sexualidade, a religião, a morte, a
raça e o gênero, atingindo a essência do aprender, segundo Medina.
Nesse sentido se faz necessário o conhecimento em outras áreas e o
aprofundamento desses temas. Na ação supervisora renovada, proposta
por Medina, o trabalho tem em vista o sentido da vida humana, e por
essa perspectiva, a supervisão e a orientação escolar estarão
comprometidas no novo contexto de educar tendo como interesse
principal o desenvolvimento do aluno, numa ação de parceria, onde o
supervisor orienta, ensina, mas também aprende.
Professor
e supervisor integrados com a comunidade em que a escola está
inserida encontrarão resposta para as demandas desafiadoras da
atualidade através da proposta de escola inclusiva onde todos os
alunos podem aprender, participar e conviver nesse espaço social,
compreendendo que as diferenças e a diversidade são características
naturais, de promoção dos valores de humanidade, para que a escola
seja um espaço social acolhedor e prazeroso, que promova o diálogo,
a reflexão, o agir participativo, o respeito e flexibilidade.
Diante
desses desafios é preciso um trabalho construído em conjunto com a
participação da comunidade escolar, organizada para a superação
das desigualdades, interferindo na realidade social, dos que buscam
ensino de qualidade.
Referência
Medina,
Antônia. Supervisão Escolar: Parceria político –
pedagógico do Professor. Porto Alegre, 1995.
Postado
por Odinamara Monteiro Raiol.
Grupo:
Odinamara
Monteiro Raiol-14212080456-SPE
Marisa
Francisca de Oliveira-14212080450-SPE
Maria
de Fátima Alves Gonzaga Barbosa-15212080066-SPE
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ResponderExcluirVivemos um momento de muita fragilidade social, e lidar com as questões atuais é um desafio para os profissionais da educação, é preciso atuar com humanidade agindo com sensibilidade.
ResponderExcluirLiliane Carla da Silva - 13112080058
lilianecsrj@hotmail.com
O cenário social vigente requer do profissional da educação mais do que um mediador do conhecimento. As demandas dos alunos impõem aos profissionais da educação a necessidade de uma atuação em diversas áreas, desde o social, familiar e afetivo, estabelecendo relações que vão além dos espaços da sala de aula.
ResponderExcluirPara isso, esses profissionais precisam dotar-se da sensibilidade para perceber as origens dos conflitos, as origens das necessidades dos alunos, seus desejos, aflições e expectativas.
Wessington B. C. de Carvalho - 142.120.801-40
wessington@bol.com.br
Há que se admitir que o posicionamento político do educador é um importante pressuposto de suas metodologias e práticas de ensino ,posto que engloba a decisão sobre o quê, como e por quê ensinar e se esse ensinar/aprender servirá para manter ou subverter a ordem estabelecida. É sabido,que somente na subversão da ordem se encontrará uma escola de qualidade e humanidade... Que forme sujeitos de sua história, críticos, reflexivos e criadores de mais solidariedade e justiça social.
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