domingo, 2 de outubro de 2016

Os Desafios da Supervisão Escolar na Atualidade

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Os desafios de hoje para orientadores e supervisores escolares, não são apenas as questões específicas da didática, mas também os temas que circundam a agressividade, a sexualidade, a religião, a morte, a raça e o gênero, atingindo a essência do aprender, segundo Medina. Nesse sentido se faz necessário o conhecimento em outras áreas e o aprofundamento desses temas. Na ação supervisora renovada, proposta por Medina, o trabalho tem em vista o sentido da vida humana, e por essa perspectiva, a supervisão e a orientação escolar estarão comprometidas no novo contexto de educar tendo como interesse principal o desenvolvimento do aluno, numa ação de parceria, onde o supervisor orienta, ensina, mas também aprende.
Professor e supervisor integrados com a comunidade em que a escola está inserida encontrarão resposta para as demandas desafiadoras da atualidade através da proposta de escola inclusiva onde todos os alunos podem aprender, participar e conviver nesse espaço social, compreendendo que as diferenças e a diversidade são características naturais, de promoção dos valores de humanidade, para que a escola seja um espaço social acolhedor e prazeroso, que promova o diálogo, a reflexão, o agir participativo, o respeito e flexibilidade.
Diante desses desafios é preciso um trabalho construído em conjunto com a participação da comunidade escolar, organizada para a superação das desigualdades, interferindo na realidade social, dos que buscam ensino de qualidade.

Referência
Medina, Antônia. Supervisão Escolar: Parceria político – pedagógico do Professor. Porto Alegre, 1995.



Postado por Odinamara Monteiro Raiol.

Grupo:
Odinamara Monteiro Raiol-14212080456-SPE
Marisa Francisca de Oliveira-14212080450-SPE
Maria de Fátima Alves Gonzaga Barbosa-15212080066-SPE

5 comentários:

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  3. Vivemos um momento de muita fragilidade social, e lidar com as questões atuais é um desafio para os profissionais da educação, é preciso atuar com humanidade agindo com sensibilidade.
    Liliane Carla da Silva - 13112080058
    lilianecsrj@hotmail.com

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  4. O cenário social vigente requer do profissional da educação mais do que um mediador do conhecimento. As demandas dos alunos impõem aos profissionais da educação a necessidade de uma atuação em diversas áreas, desde o social, familiar e afetivo, estabelecendo relações que vão além dos espaços da sala de aula.
    Para isso, esses profissionais precisam dotar-se da sensibilidade para perceber as origens dos conflitos, as origens das necessidades dos alunos, seus desejos, aflições e expectativas.
    Wessington B. C. de Carvalho - 142.120.801-40
    wessington@bol.com.br

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  5. Há que se admitir que o posicionamento político do educador é um importante pressuposto de suas metodologias e práticas de ensino ,posto que engloba a decisão sobre o quê, como e por quê ensinar e se esse ensinar/aprender servirá para manter ou subverter a ordem estabelecida. É sabido,que somente na subversão da ordem se encontrará uma escola de qualidade e humanidade... Que forme sujeitos de sua história, críticos, reflexivos e criadores de mais solidariedade e justiça social.

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